abril 17, 2012

NOTCH: por um habitar híbrido e interativo


Paralelamente à execução do projeto do stand da Mannes na Abimad 2012 em São Paulo, fomos convidados a desenhar uma linha de estofados para a M Design, a ser lançada na mesma feira.

Pensado nisso a Metroquadrado® desenvolveu o NOTCH: um sofá repleto de chanfros, com um desenho ergonômico e que traz a sacada de uma régua de tomadas que facilitam nosso dia-a-dia!!



A inspiração veio da observação de como interagimos com o espaço hoje em dia, tendo em vista a quantidade de aparatos eletrônicos que carregamos conosco diariamente. A chamada “sociedade complexa”, formada na era pós-revolução industrial, mudou completamente a maneira como consumimos produtos.

Hoje, não se consome apenas produtos, mas sim produtos + significados + experiências. A Cultura Digital, principal característica desta Era, criou uma nova maneira de descobrir, dividir e consumir informação, modificando a noção de tempo e espaço junto a novos padrões de comportamento e o modo como interagimos com o mundo, a moda e principalmente o jeito de morar.

A linha NOTCH (“entalhe, chanfro” em inglês) fala desse impacto das novas tecnologias na nova morada, onde as palavras “interação” e “flexibilidade” ditam as novas regras.


A influência da transformação da cultura digital na família contemporânea em sua maneira de viver a casa aparece num conceito inovador, transformando NOTCH em mobiliário híbrido: um misto de sofá e de fornecedor de energia. A linha trará embutida na estrutura do móvel uma bateria de conexões USB e tomadas, permitindo que o usuário conecte ao sofá seu notebook, celulares e tocadores de MP3.

A idéia pretende diminuir o excesso de fios e cabos que normalmente ficam atravessados pela sala, deixando o ambiente mais limpo e facilitando o cotidiano doméstico.



NOTCH, cujos assentos são suspensos do chão, caracteriza-se pelas linhas retas e discretas, conferindo elegância aos estofados. Os braços e encostos possuem um desenho mais espesso na base, mas estreitam-se no topo como se fossem entalhes.

Esse detalhe permite que o usuário possa utilizar os braços também como encosto, deitando-se confortavelmente sobre as almofadas que parecem estar soltas despojadamente, mantendo a atmosfera de lar ao mesmo tempo em que inova com recursos high tech.


Confira aqui a coleção 2012 completa da Mannes / MDesign, que contou também com os traços de outros estúdios, como: Marcelo Rosenbaum, Brunno Jahara, Inove, Studio B e RMJ Design.



Nenhum comentário: